14 de out. de 2013

O filho que eu quero ter

Estava lendo um belo texto do Fabrício Carpinejar que foi sugerido pelo meu amigo de infância Alex Krumholz, mais especificamente sugestão do seu pai, Mário (nas brincadeiras de criança ele era o "chefe" e Alex - e às vezes eu - eramos Chefinho!) a quem agradeço a dica. 

Logo no início do texto de Carpinejar, intitulado "Pai de meu pai" (http://goo.gl/GYzDLA), vem a tijolada: "Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai. (...) É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e instransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar."

Comecei a ler o texto e o "filme" que veio na minha cabeça era a história/memória da minha vida (como pai, filho, neto, sobrinho e amigo) e a trilha sonora era "O filho que eu quero ter" de Vinícius de Moraes e Toquinho que canto/recito quase sempre que vou ninar meus filhos Gabriel e Ramiro... E não preciso nem dizer que ao final eu fico tal qual Vinícius, que foi encontrado por Toquinho aos prantos quando terminou de escrever a letra.

O Filho Que Eu Quero Ter

Toquinho/Vinícius de Moraes

É comum a gente sonhar, eu sei
Quando vem o entardecer
Pois eu também dei de sonhar
Um sonho lindo de morrer
Vejo um berço e nele eu me debruçar
Com o pranto a me correr
E assim, chorando, acalentar
O filho que eu quero ter
Dorme, meu pequenininho
Dorme que a noite já vem
Teu pai está muito sozinho
De tanto amor que ele tem

De repente o vejo se transformar
Num menino igual a mim
Que vem correndo me beijar
Quando eu chegar lá de onde vim
Um menino sempre a me perguntar
Um porquê que não tem fim
Um filho a quem só queira bem
E a quem só diga que sim
Dorme, menino levado
Dorme que a vida já vem
Teu pai está muito cansado
De tanta dor que ele tem

Quando a vida enfim me quiser levar
Pelo tanto que me deu
Sentir-lhe a barba me roçar
No derradeiro beijo seu
E ao sentir também sua mão vedar
Meu olhar dos olhos seus
Ouvir-lhe a voz a me embalar
Num acalanto de adeus
Dorme, meu pai, sem cuidado
Dorme que ao entardecer
Teu filho sonha acordado
Com o filho que ele quer ter 

Sobre a música e letra

O primeiro a gravar "O Filho que eu quero ter", de Vinícius de Moraes e Toquinho foi Chico Buarque, no disco Sinal Fechado, de 1974 (wikipedia e youtube). No ano seguinte, segundo relato de Luís Pini Nader no blog Por trás da letra (http://goo.gl/VVPTci), foi a vez dos próprios compositores gravarem a música no disco "Vinicius/Toquinho", da Philips com direção e produção de Fernando Faro e capa do artista plástico Elifas Andreato (mais informações em Discos do Brasil)

Nader menciona ainda que "Toquinho costuma dizer que a vontade de ter filho era sua, mas Vinícius fez a letra pensando muito mais em si. O homem encantado com o sonho de ter um filho, vê-lo crescer e, ao final, em seu leito de morte, ser por ele embalado com a mesma canção com que o fazia ninar, embevecido por vê-lo reproduzir seu sonho de também ter um filho."

Mais tarde, Paulinho da Viola gravou a música no disco Arca de Noé 2, de 1981, e também cantou no especial da TV Globo (youtube).



Fonte:

+ CARPINEJAR, F. Pai de meu pai. Zero Hora - Revista Donna, p.6. Porto Alegre (RS), Edição N° 17575, 06/10/2013. E também em http://carpinejar.blogspot.com.br/2013/10/pai-de-meu-pai_7.html.

+ Discos do Brasil: http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI02937

+ NADER, L. P. O filho que eu quero ter. Por tás da letra, 2007. http://portrasdaletra.blogspot.com.br/2007/04/o-filho-que-eu-quero-ter.html

Mais:

+ Sobre a Arca de Noé de Vinícius: Itaú Cultural


Nenhum comentário:

Páginas